O desembargador Luis Carlos Figueiredo, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, estará em Maceió, nesta sexta-feira (13/06), para apresentar o Cadastro Nacional de Adoção. O evento faz parte da programação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que desde o lançamento do Cadastro, em maio, informa sobre a uniformização dos procedimentos para adoção e apresentando as novas diretrizes do Cadastro.
Todos os Tribunais do país terão seis meses para concluir a inclusão dos dados dos candidatos dos pais adotivos e a das crianças a serem adotadas. Depois disso, a inclusão será feita automaticamante.
Em entrevista ao Programa Gestão Legal, da Rádio Justiça, que foi ao ar nesta quarta-feira (11/06), a conselheira Andréa Pachá, explicou que, além de divulgar o Cadastro Nacional de Adoção, as palestras visam esclarecer sobre os procedimentos necessários para inserir os dados das crianças e adolescentes aptos a serem adotados e das pessoas dispostas à adoção.
Ela disse que o Cadastro vai facilitar o processo, mas não muda a cultura da adoção no país. "Esse cadastro é importante para dar visibilidade à adoção no país e discutir questões fundamentais no processo de adoção como a raça e a idade das crianças a serem adotadas". Segundo a conselheira Andréa Pachá, as palestras sobre o Cadastro Nacional de Adoção estão sendo bem recebidas pelos juízes, funcionários da justiça e, principalmente pela população que tem estado mais próxima do Judiciário.
O objetivo do CNA, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça em 29 de abril passado, é mapear e unificar as informações. O Cadastro irá possibilitar ainda a implantação de políticas públicas na área. Cronograma de visitas - Dentro do cronograma de visitas aos estados para apresentação do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) estão previstas palestras em Natal, no próximo dia 16 com o desembargador Luiz Carlos Figueiredo; nos próximos dias 18, 19 e 20 em Campo Grande, Cuiabá e Curitiba, respectivamente, com a juíza Cristiana de Faria Cordeiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.Fonte: CNJ